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19 de set de 2013

Como organizar suas tarefas - Por Carol Organizza


O que faço para não esquecer das coisas?
Muitas vezes já me perguntei: por que esqueço tanto das coisas? Será que tenho algum problema? Será que devo fazer um curso de memorização? Se você se identificou, antes de qualquer paranóia, vamos usar da organização para ver se resolve seu problema assim como resolveu o meu.
É importante lembrar que não adianta você ter agenda, bloco de anotações, smartphones, aplicativos, despertador ou lembrete na geladeira, se você não sabe como usá-los em seu benefício. A ferramenta que você vai usar é bem particular, você tem que avaliar o que realmente funciona pra você. Para ajudar vou mostrar o que faço e meu conceito para cada ferramenta.
AGENDA: pode parecer óbvio, mas uma agenda serve para anotar compromissos que tenham datas específicas como aniversários, reuniões, eventos e outros. Não confunda data específica com data ideal, por exemplo, você estipula uma determinada data para comprar o presente do namorado, isso não entra na agenda, isso é uma tarefa e não um compromisso.
LISTA DE TAREFAS (TO DO): aqui podemos usar um simples bloco de notas com listas diversas ou algum aplicativo gerenciador de tarefas. São tarefas sem data específica, mas que você deve revisar sempre para verificar o que deve ser feito. Tenha listas dentro dele como: supermercado, hortifruti, livros, músicas, presentes, metas e outras que você precise ter.

BLOCO DE IDÉIAS: esse é o nome que uso, mas chamam também de caixa de entrada, caderno de idéias ou meu caderninho. Nessa ferramenta você centraliza TODAS as informações que chegam até você naquele dia, sejam tarefas, idéias ou lembretes. Sempre coloque a data em que está. No fim do dia risque o que cumpriu, transfira para a ferramenta correta o que não pode ficar ali ou planeje o que precisa ser feito no dia seguinte.
PASTA CONTAS A PAGAR: tenha uma pasta somente para as contas a pagar. Claro que você tem que ter uma pasta para arquivar as contas pagas por assunto, mas uma pequena pasta que fique a mão somente das contas a pagar facilita para lembrar.
Mostrei aqui como organizo esse caminhão de informações que recebemos diariamente e precisamos processar. O grande segredo é a revisão constante de tudo. Por isso tente seguir uma rotina diária: olhar página do dia na agenda para ver os compromissos, olhar listas de tarefas e revisar o bloco de idéias. E uma rotina semanal: olhar as contas a pagar e verificar aniversários próximos para comprar presentes.

Você vai ver que só anotar não adianta nada se você não tiver um processo para saber o que precisa ser priorizado. Organize-se!

Um beijo. Carol May
e-mail: contato@carolorganizza.com.br
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